Cuidar da diabetes é uma rotina diária de 16 milhões de pessoas no Brasil.1 E o problema do pé diabético apesar de ser sério e merecer atenção, muitas vezes acaba sendo esquecido por boa parte dos pacientes que lidam com a doença.
O pé diabético também é conhecido como disfunção sudomotora e neuropatia causada pela diabetes. É definido pela Organização Mundial de Saúde, como o pé de um paciente com diabetes que esteja com infeção, ulceração (úlcera) ou destruição do pé provocada por alterações dos nervos ou dos vasos (artérias).2
O que pode acontecer
Uma bolha, um corte, uma ferida ou uma rachadura na pele, podem – pela falta de circulação e dificuldades de cicatrização, próprias de um organismo diabético – infeccionar e levar à amputação do membro.3
Teste em casa ou no consultório médico
É possível fazer um teste em casa para detectar antes os problemas do pé diabético. Em apenas 10 minutinhos você pode ter o resultado com o teste neuropad®. De maneira rápida e simples, você cola o adesivo neuropad® na sola do pé e aguarda o resultado. Para comprar on-line, clique aqui.
Sinais de que você pode estar com pé diabético:
- Formigamento nos pés;
- Perda da sensibilidade local;
- Dores;
- Queimação nos pés e nas pernas;
- Sensação de agulhadas;
- Dormência;
Cuidar-se é um ato de amor próprio. Faça seu teste de detecção do pé diabético.
Referências:
- Taxa de incidência de diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-incidencia-de-diabetes-cresceu-618-nos-ultimos-10-anos. Acesso em junho de 2020.
- Saúde e Bem Estar. Pé diabético. Disponível em: https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/cirurgia-vascular/pe-diabetico/. Acesso em junho de 2020.
- Sociedade Brasileira de Diabetes. SBD na Imprensa. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/para-voces/sbd-na-imprensa/713-maioria-dos-casos-de-amputacao-de-pernas-e-pes-e-por-falta-de-cuidados-com-o-diabetes. Acesso em junho de 2020.