Um pequeno problema nos pés, que pode até parecer bem simples, pode virar uma complicação se você tem diabetes. A neuropatia, que é o danos nos nervos, e a má circulação são os responsáveis.
A neuropatia periférica e a má circulação podem causar formigamento, dor, perda de sensibilidade e fraqueza, dificultando a percepção de calor, frio e até dor. Esse problema pode ser identificado precocemente antes desses sintomas e o tratamento iniciado bem cedo.
É comum também que o suor diminua e a pele fique mais seca. O teste neuropad é um sistema de alerta precoce que pode evitar muitas complicações.
Prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso cuide dos seus pés através de exames regulares, limpeza adequada e viste o seu médico regularmente. É mais fácil do que lidar com as complicações.
Danos nos nervos dos pés são complicações comuns do diabetes, mas muitas vezes não são notados até que se tornem bastante avançados, levando a complicações graves.
O neuropad® ajuda a resolver este problema com um simples teste de mudança de cor e fornece um sinal de alerta antecipado de possíveis danos nervosos mais sérios que podem levar à ulceração e a problemas ainda mais sérios se não forem tratados.
O que é neuropad e para o que ele é usado
Danos nos nervos dos pés devido ao diabetes podem resultar em glândulas sudoríparas que não produzem umidade suficiente, levando a pés secos e rachados. O termo médico para isso é DISFUNÇÃO SUDOMOTOR.
Um adesivo de neuropad é preso à sola de cada pé como um esparadrapo e mantido no lugar por 10 minutos. Inicialmente a almofada é azul e deve se tornar rosa na presença de umidade da transpiração, indicando um resultado normal. Se o adesivo de neuropad permanecer azul, ou se transformar em uma combinação irregular de azul / rosa, isso indica que você pode ter algum dano nos nervos do pé e suas glândulas sudoríparas não estão funcionando corretamente, já que não há umidade suficiente para completar a mudança de cor
NOTA IMPORTANTE PARA AQUELES QUE SÃO DALTÔNICOS
O daltonismo pode dificultar a distinção entre azul e rosa. Se esse for o caso, peça a alguém para ajudá-lo a verificar seus resultados..
Sim. Foram publicados mais de 40 trabalhos de pesquisa em revistas médicas e científicas internacionais, demonstrando que o teste neuropad ® é um indicador válido de danos precoces nos pés e pode prever ulcerações futuras nos pés de pessoas com diabetes. É como um sistema de alerta antecipado e quanto mais cedo você souber que algo pode estar errado, mais chances você terá de fazer algo a respeito.
Em ensaios clínicos, a sensibilidade e especificidade do neuropad ® foi comparável à de testes hospitalares bem estabelecidos.
O teste neuropad® é estritamente para uso externo. Não deve ser aplicado em nenhuma outra parte do corpo, exceto na sola do pé. Se a pele do pé estiver muito rachada ou se houver fissuras ou feridas abertas ou se houver sinais de inflamação local (pele vermelha), não aplique o adesivo e contate um profissional de saúde o mais rapidamente possível.
filme de poliolefina transparente (modificado para uso médico)
Substrato: filme de poliolefina transparente (medicamente modificado).
Adesivo: cola hipoalergênica de poliacrilato de qualidade médica. Painel indicador: 100% viscose, reforçado com ligante, impregnado com solução de CoCl2. Classificação jurídica: Dispositivo médico CE Classe I, Anexo I + VII, Diretiva 93/42 CEE.
1. Boulton, JM. The Pathway to Foot Ulceration in Diabetes. In: The Diabetic Foot. Medical Clinics of North America. Volume 97, Issue 5, September 2013, Pages 775–790.