O vírus Covid-19 veio para ficar e está afetando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Todos sofremos com o problema, seja diretamente pela contração da doença, seja por conta das restrições que limitam nossos movimentos e nos obrigam a permanecer em casa como forma de nos protegermos e proteger os demais.
Diabéticos, os que mais sofrem.
No entanto, entre os que mais sofrem com a pandemia estão os diabéticos. Ela veio dificultar ainda mais a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento dos pacientes, sendo que muitos tiveram inclusive os seus processos de tratamento interrompidos.
Por tudo isso, recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), numa resolução saída da 3.ª Reunião de Alto Nível sobre Doenças Não Transmissíveis, recomendou a todos os países que adotem medidas para encarar a diabetes como um problema de saúde pública, reforçando que as pessoas com diabetes são das que mais sofrem com a pandemia de COVID-19.
Os números da doença.
A 9ª edição do Atlas de Diabetes, da International Diabetes Federation, destaca o crescimento alarmante na prevalência de diabetes, indicando que em 2019 existiam 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo.
De acordo com a OMS, as mortes causadas pela diabetes aumentaram 70% em todo o mundo entre 2000 e 2019 e a probabilidade de morrer por causa da diabetes, na faixa etária entre os 30 e os 70 anos, aumentou 5% entre 2000 e 2016.
Já o relatório “Diabetes – Fatos e Números de 2020” aponta para uma prevalência a atingir os 30% nas pessoas com mais de 60 anos, justamente a população mais afetada pela COVID-19 até agora.
Prevenção do pé diabético com Neuropad.
Uma das graves consequências da diabetes tipo 2 mal controlada é o pé diabético, que quando não detectado e tratado a tempo pode levar à amputação dos membros inferiores. Por isso, é importante contar com um bom acompanhamento médico para identificar formas de prevenir o problema. Entre as ferramentas de teste mais simples e efetivas está o Neuropad, que em apenas 10 minutos revela, com segurança, se o paciente tem ou não pé diabético, ajudando os profissionais de saúde e os próprios pacientes a detectar precocemente o problema, aumentando as chances de tratamento e evitando maiores complicações.
#diabetes #saúdepública #covid-19 #oms #pédiabético #neuropad #minutinhodiabetes #quemtestacuida
Referências:
- My Diabetes. OMS publica resolução para que países abordem a diabetes como problema de saúde pública. Disponível em: https://www.mydiabetes.pt/atualidade/1677-oms-publica-resolucao-para-que-paises-abordem-a-diabetes-como-problema-de-saude-publica Acesso em março de 2021