Manter um bom controle dos índices glicêmicos é uma forma de viver com tranquilidade e sem sobressaltos. Porque a diabetes, sobretudo a Diabetes Mellitus (tipo 2) está relacionada ao surgimento de diversas complicações de saúde, tais como doenças renais, pé diabético, alterações na pele, problemas nos olhos como glaucoma, catarata e retinopatia.1 Mas talvez a mais perigosa ameaça à saúde de um paciente com diabetes seja o risco cardiovascular.
Diabetes e infarto do miocárdio
Uma das consequências e também um dos maiores perigos, agravados pela diabetes, são as doenças do coração. Homens com diabetes tem risco dobrado de infarto do miocárdio. No caso das mulheres esse risco é triplicado. O aumento dos níveis de glicose no sangue somado ao colesterol e à pressão alta, favorecem a formação de coágulos e placas que entopem as artérias. 2
Sintomas não comuns
Importante frisar que os sintomas comuns do infarto agudo do miocárdio, como a clássica dor no peito irradiando para o braço por exemplo, podem ser diferentes nos pacientes diabéticos. Nestes, o alerta muitas vezes vem por meio de uma falta de ar (dispneia), um mal-estar generalizado com sudorese, náuseas e vômitos, desmaios inexplicados e até descompensação do controle da glicose sem explicação aparente.3
Como diminuir os riscos cardiovasculares
Como a própria diabetes, as funções cardiovasculares também podem ser mantidas sob controle. Gerenciando os fatores de risco – hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados e obesidade – é possível levar uma vida tranquila e saudável. Para tanto, é necessário adotar hábitos de alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, realização de exames periódicos e, se existir o vício, fazer todo o possível para parar de fumar. 4
Referências:
- Sociedade Brasileira de Diabetes. Complicações do diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/complicacoes/complicacoes-do-diabetes Acesso em dezembro de 2020.
- LIDIA – Liga Interdisciplinar de Diabeste – URFGS. Diabetes e problemas no coração. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lidia-diabetes/2017/11/15/diabetes-e-problemas-de-coracao/ Acesso em dezembro de 2020.
- Sociedade Brasileira de Diabetes. Pessoas com diabetes têm o dobro de risco para infarto agudo do miocárdio. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/noticias-sbd/2041-pessoas-com-diabetes-tem-o-dobro-de-risco-para-infarto-agudo-do-miocardio Acesso em dezembro de 2020.
- Clube do Diabetes. O diabetes e sua relação com as doenças cardiovasculares. Disponível em: https://clubedodiabetes.com/2018/11/o-diabetes-e-sua-relacao-com-as-doencas-cardiovasculares/ Acesso em dezembro de 2020.