A neuropatia diabética é uma condição debilitante que acomete geralmente as pernas e pés, cujas manifestações mais frequentes são a dor intensa e a perda de mobilidade. Em casos extremos pode levar a complicações graves e até a amputação. Por essa razão, todos os recursos que comprovadamente possam diminuir os efeitos da doença devem ser utilizados.
Há estudos publicados evidenciando que, entre os compostos que podem ajudar a reduzir o risco, retardar e aliviar os sintomas da neuropatia diabética estão sete nutrientes: os ácidos gordurosos de omega-3, a vitamina D, a curcumina, o ácido lipóico, o ácido fólico, a acetil-L-carnitina e a benfotiamina. Cada um desses elementos protege pequenos nervos ou feixes de nervos, sendo que qualquer pessoa com diabetes tipo 2 pode se beneficiar da sua ingestão, adequadamente dosada.
Reduzindo riscos, aliviando os sintomas e protegendo contra a doença.
O ômega-3, encontrado em óleos de peixe e na linhaça, pode retardar e até reverter a progressão dos danos nos nervos diabéticos. A Vitamina D é conhecida, entre outros benefícios, por sua atuação na construção de ossos fortes, no cérebro e no tecido nervoso. A curcumina, encontrada no açafrão, possui propriedades anti-inflamatórias e age no controle da dor. O ácido alfa-lipóico produz melhoras significativas na dor, queimação, dormência e fraqueza muscular, algumas das principais queixas dos pacientes neuropáticos. Já o ácido fólico, uma vitamina B encontrada em algumas verduras, legumes e frutas, aumenta a velocidade de condução nervosa e o fator de crescimento do nervo. Por sua vez a acetil-L-carnitina demonstrou ter efeitos neuroprotetores, regenerativos e analgésicos no sistema nervoso periférico. E, por último, a benfotiamina, a forma lipossolúvel da tiamina (vitamina B1) reduz a dor e restaura a sensação normal em pacientes com neuropatia diabética.1
Referências:
- Life Extension Magazine. New Hope for Relief from Diabetic Neuropathy. Disponível em: https://www.lifeextension.com/magazine/2020/3/new-hope-for-diabetic-neuropathy Acesso em fevereiro de 2021.